Oficina para patins

Nesse final de semana  fizemos nossa primeira oficina para patins.

Juntamos o conhecimento de todas sobre limpeza, lubrificação e manutenção para realizar essa troca de informações. É comum a pessoa que entra no Derby não saber o que é uma chave de boca ou para que serve o eixo do patins.

Por isso, vamos colocar aqui algumas dicas do como fazer essa manutenção de uma maneira não muito cara e simples,  não vamos indicar marcas de produtos, pesquisamos para fazer essa oficina da maneira mais viável ( para nosso bolso) e segura para nossos equipamentos.

O que consideramos mais importante:

1 – Limpeza e/ou lubrificação dos rolamentos

2 – Manutenção dos eixos

3 – Freio bem fixo

1.  Limpeza e/ou lubrificação dos rolamentos:

Para retirar as  rodas você vai precisar, de preferência uma chave “L” ou uma chave canhão, usar chaves que não sejam específicas para a função podem danificar a porca que prende a rodinha no truck.

Depois você vai precisar retirar os rolamentos, para isso indicamos usar uma aste de ferro, tente não retirar seus rolamentos usando a ponta do truck, isso pode danificar a rosca.

LUBRIFICAÇÃO:

Você pode usar óleo para máquina de costura, pois se trata de um óleo leve que não irá danificar seu equipamento, óleos muito grossos podem influenciar na rotação.

No chão ( que não seja de madeira, o óleo deixa marcas) coloque seus rolamentos em cima de um papel absorvente e pingue algumas gotas do óleo.

Importante: não exagere na porção de óleo, isso não vai aumentar o desempenho dos rolamentos, ao contrário, o excesso de óleo faz com que ele escorra pela rodinha e a sujeira fique grudada nela, ao invés de lubrificar você pode acabar sujando mais.

LIMPEZA:

Aqui você pode usar uma substância solvente, como querosene por exemplo, mas atenção, isto é apenas caso você realmente precise de uma limpeza completa, pois a querosene vai limpar os rolamentos a ponto de retirar a lubrificação de fábrica deles, então se não estiver tão podre assim, apenas o óleo irá ajudar.

Coloque seus rolamentos em um copo ou pote de vidro, ou plástico( não reutilizar para fins alimentícios), adicionar querosene até cobrir todos, agitar a substância. Você vai ver que, de transparente, a querosene vai se tornar preta, troque o líquido por um novo, agite novamente e deixe de molho, pode ser por pouco tempo, tipo 10 minutos.

Retire todos e deixe secando por uma hora, é importante que sequem bem, pois na lubrificação as substâncias não podem se misturar. Feito isso, lubrifique-os.

2. Manutenção dos eixos:

Para facilitar nas curvas é bom que seu eixo esteja bem flexível, só percebemos isso depois da primeira manutenção, o ato de patinar se torna mais leve.

Use uma chave de boca, normalmente a numeração varia de 12 a 14, cuide para  que o eixo não fique muito apertado, isso pode danificar os amortecedores. Gire um pouco a rosca do parafuso central, na maioria dos parafusos girar no sentido anti horário abre. O indicado para fazer esse ajuste é soltar e patinar um pouco, até você se sentir segura e confortável.

Caso o seu eixo faça barulhos do tipo “nheco-nheco”, coloque um pouco de graxa, mas tenha cuidado para não exagerar, no mesmo caso do rolamento, o excesso pode fazer a sujeira grudar no seu patins.

3. Freio

É a parte mais simples, mas que exige atenção e força na hora de apertar, caso contrário você pode perder o freio no meio da quadra em pleno drill(caos).

A chave usada nesta peça depende do modelo de patins que você tem, para Riedell modelo R3 (os mais comuns aqui no Brasil)  use uma chave de boca ou chave inglesa, esta segunda se ajusta no tamanho que precisar e é mais indicada apenas para o  freio pois é uma chave grande e meio bruta. Para Traxart você pode usar tanto uma chave de fenda ou Philips, pois o ajuste é feito bem no meio do freio.Para Riedell modelo 265 use a chave Allen.

Em um aspecto geral, o indicado é que o freio fique a mais ou menos um (01) dedo de distância do chão, isso muda de pessoa para pessoa, assim como o eixo, o indicado é que você faça o ajuste e ande um pouco no freio para ter certeza de que a altura esta confortável. As vezes não temos esta escolha em função do modelo do freio, pois existe “short” e “long”, mas ao menos ja sabemos quais as chaves que precisamos para uma manutenção. ;)

Esperamos que este passo a passo ajude no seu próximo ajuste!

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