De fresh meat pra fresh meat: conselhos de uma carninha

Conheceu o Roller Derby recentemente? Descobriu que é o esporte mais legal e democrático do mundo? Decidiu que também quer ser uma derby girl? Procurou uma liga, assistiu aos treinos, comprou os seus equipamentos? Então tá, tudo pronto pra pisar no no track? Peraí, não tão rápido, deixa eu antes te dar os meus conselhos de freshie. A gente sabe que com frequência procura as jogadoras mais antigas e experientes pra que possam tirar as nossas dúvidas e espantarem o nosso medo, e não tem nada de errado nisso… Mas escrevendo por experiência própria, às vezes não tem nada melhor do que conversar com alguém que enfrenta os mesmos problemas que nós. Então vamos lá, dicas gerais de como melhorar como pessoa e patinadora dentro (e fora) do track:

derby NÃO DÊ DESCULPAS: Ninguém quer ouvir os motivos pelos quais você não consegue. Seu cachorro está doente, tirou nota baixa na faculdade ou brigou com o namorado? Faça do Derby uma escapatória saudável para os seus problemas off-track, e não o contrário. Muitas vezes usamos desculpas esfarrapadas pra justificar algo que ainda não conseguimos fazer, mas que tal poupar a frustração do seu coach, calar a boca e simplesmente tentar?

NÃO RECLAME: Não consegue fazer um exercício? A culpa não é do track, das jogadoras menos experientes ou do seu equipamento. A “culpa” não é de ninguém. Pare de reclamar e simplesmente patine. As jogadoras com uma atitude positiva em relação ao esporte são as que mais inspiram nos treinos.

FREQUÊNCIA, FREQUÊNCIA, FREQUÊNCIA: Vá a todos os treinos, com chuva, sol, frio, calor infernal, dor de cabeça, cansaço… Apenas pegue o seu equipamento e vá. Dê o melhor de si e não deixe espaço pra preguiça te dominar. Ninguém nunca se arrependeu de NÃO faltar ao treino.

NÃO SAIA DURANTE A EXECUÇÃO DE UM EXERCÍCIO: Está muito difícil completar um drill específico? Não importa o quanto você tente não consegue realizar um certo movimento? Não fique frustrada com o cansaço e jogue todo o seu esforço pro alto: continue tentando que uma hora acontece. (e de quebra não atrapalhe o ritmo do treino) APRENDA AS REGRAS: Roller Derby é um esporte perigoso onde muitas faltas (intencionais ou não) podem acontecer, por isso estude as regras, os movimentos dos juízes e as jogadoras mais experientes, pra evitar um tempinho de graça no penalty box ou, ainda pior, uma lesão séria.

SEJA PACIENTE: Às vezes a gente tenta, se esforça, dá o melhor que pode e ainda assim não consegue. E sabe de uma coisa? Tá tudo bem. O Roller Derby é um esporte muito rápido, mas ainda assim, as coisas levam tempo. É muito frustrante ver uma fresh meat mais nova dominando uma habilidade antes de você, mas POR FAVOR, seja gentil consigo mesma: não se compare. Ninguém nasce patinadora, portanto dê o melhor de si e tenha paciência.

VALORIZE SUA SAÚDE: Faça do Derby o seu único vício. Pare de fumar, diminua a frequência do álcool, se alimente de maneira adequada todos os dias. Se exercite fora do track, melhore sua resistência e seu fôlego, porque o treino só pode te levar ao limite de onde os teus músculos chegam. Seu corpo agradece.

PESQUISE: Antes de ser um estilo de vida, o Derby é um jogo, e como jogo, existe pra ser assistido. Procure na internet jogos antigos, vídeos de exercícios, gifs com movimentos de jogadoras famosas. Assista e leia tudo que encontrar pela frente, escolha o time que mais gosta, escolha sua jogadora preferida… Quanto mais você pesquisar, mais intima do esporte você vai se sentir.

NUNCA DEIXE NINGUÉM DIZER QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE OU QUE NÃO É BOA O SUFICIENTE. Prove-os errados. Comporte-se como atleta e seja vista como atleta. Treine, treine, TREINE.

Júlia Kras, freshie das Wheels <3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s