Bootcamp com Czarcasm!

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, rolou em Três de Maio/RS um lindo bootcamp organizado pelas Chilli Queens Roller Derby League. As Wheels foram representadas pelo nosso Ref Luiz junto com as atletas Caciara e Gabrielle, que mandaram muito bem :) O evento foi ministrado pela Alicia “Czarcasm”, da Ann Arbor Derby Dimes, e contou com a participação de outras ligas gaúchas: Devilish Molotovers, Horrorcats e La Gaucha.

image

Luiz, Gabi, Alicia e Caci.

A seguir nossos atletas contam como foi a experiência pra cada um:

“Foi com muita empolgação que atendi a chamada para o bootcamp. Minhas expectativas, porém, colidiram com duas palavras da info: nível intermediário. Será que eu posso? Então que eu vá só pra olhar, não tem problema. Minhas companheiras de equipe logo responderam: vai olhar… e participar também! E com o incentivo e confiança delas, eu decidi embarcar.
Depois de oito horas de viagem, finalmente estava de frente para  aquela pista linda e muita gente apaixonada por roller derby!
Começamos a calçar os patins – alguns até já voavam pela pista – quando me bateu o pavor: eu sou a única freshmeat aqui! Será que eu consigo? Fui para o track com as pernas tremendo, mas não podia desistir, afinal a minha vontade de aprender e fazer parte do roller derby tinham que ser maiores. Perdi o medo e me esforcei ao máximo, e tenho certeza que fiz mais do que em qualquer treino dos últimos 4 meses da minha derby vida. Com a ajuda dos meus colegas de equipe e da godmother, do meu jeito, acompanhei quase todos os drills.
Fora da pista, o contato com as outras equipes me mostrou que, apesar de termos ligas que se organizam e treinam de forma diferente, nossas dificuldades e nossos objetivos são os mesmos. Amamos esse esporte por esses momentos de superação e amizade, e desejamos muito que ele seja reconhecido e tratado com a mesma seriedade com que o tratamos. Agradeço a todxs pela paciência, pelas palavras de incentivo e pelos ensinamentos. Fiquem sabendo que meu derby tem um pouquinho de cada um de vocês.” (Gabi, fresh meat das Wheels)

“É bom ver todos evoluindo! Desde abril que não encontrava a maioria dessas derby girls, muitas nem conhecia… Com a experiência de alguém que conheceu o derby e começou a patinar com as Chilli Queens digo que é muito bom dividir a quadra com as ligas do Rio Grande do Sul, sempre experiências novas e as mesmas conclusões: quanto mais integração melhor para todos, quanto mais troca de experiências, melhor. Só com essa forma de interação podemos nos motivar, nos comparar e querer sempre evoluir, também querendo que todos evoluam… Afinal de nada adianta ser uma derby girl sem ter com quem jogar!” (Caci, “Lilith Hematoma”)

image

Caciara sendo diva no track!

“Geralmente em uma boa integração entre ligas se destaca a troca de experiências. Nesse bootcamp não foi diferente, e para mim ficou evidente que todas as ligas participantes buscam seriedade no cuidado de suas questões técnicas, administrativas e pessoais. Das diversas dificuldades que precisam ser vencidas, me preocupo em especial com a falta de soluções mais diretas para o treinamento de Refs e NSOs, mas fiquei impressionado ao notar como é possível superar isso graças ao grande interesse que existe por conhecimento teórico. O cenário ideal para a prática da arbitragem são simulações de jogo, e isso não dá para exigir de uma liga ainda em amadurecimento. Por outro lado, não é interessante esperar chegar em um estágio mais avançado de organização para se começar a treinar Refs e NSOs. Essas dificuldades desestimulam a busca por conhecimento, mas isso não significa que falte interesse. Uma breve discussão sobre regras pode ser o que faltava para uma jogadora se revelar uma aspirante a Ref, ou um colaborador querer se tornar NSO. Por isso, uma solução está em ambientes favoráveis à troca de informações, como foi nesse bootcamp, onde observações se transformaram em um treino teórico colaborativo que não estava previsto. A naturalidade com que isso aconteceu foi fruto da atmosfera de respeito e aprendizado do evento, mas mais do que esperar que algo assim aconteça, é preciso pensar em criar esses espaços.” (Ref Luiz)

As Wheels agradecem às Chilli Queens pela ótima organização do evento, às demais ligas pela colaboração e, como não poderia deixar de ser, um muito obrigada à Alicia por toda ajuda e conhecimento transmitido. Esperamos que mais eventos como esse aconteçam no país, pro nosso esporte crescer cada dia mais, com mais seriedade e técnica, mas também muito companheirismo e derby love.

Julia Kras

2 comentários sobre “Bootcamp com Czarcasm!

  1. Adorei o post gente linda! Confesso que o depoimento da Gabrielle Cabral me emocionou! A Caciara Lilian me emocionou pela sua grande evolução no roller derby, mesmo tendo passado por sérios problemas de saúde… para mim ela se tornou um exemplo de coragem e superação! E o Luiz Prado emocionou por sua gentileza, por sua boa vontade, por sua dedicação e pela paixão que demonstra ter pelo nosso querido esporte! Com certeza a troca de conhecimentos/informações e a integração entre as ligas, foi o que fez esse boot inesquecível! Na verdade acredito nisso: que antes de qualquer rivalidade entre ligas, temos que aprender uns com os outros e temos que estruturar o nosso esporte, pois isso é algo que ainda estamos construindo… e precisamos de TODXS! :D
    Obrigada pela presença, e já sabem que quando quiserem chegar em TM, minha casa estará de portas abertas!
    Grande abraço,

    Black Little Bee!

    Curtir

    • Valeu a força, Jari, esse teu depoimento significa muito pra mim. Tu foi essencial para tornar o final de semana especial, no derby e fora dele. Mal vejo a hora de receber tu, o Xucro e Chillies por essas bandas.

      Abração!

      Curtir

Deixe um comentário