Roller Derby fora da track

Cada integrante ou ex-integrante de uma liga de roller derby tem uma história própria sobre o primeiro contato com o esporte e os motivos que o levaram a entrar numa equipe. De minha parte, fui levada pela curiosidade que o roller derby nos gera, pela vontade de fazer algo diferente da minha rotina, e pela necessidade de largar o sedentarismo. Depois de quase 8 meses participando da equipe, minha experiência nela foi muito, mas muito além do que eu tinha imaginado no início, tanto no que se refere às responsabilidades que participar de uma equipe geram, quanto no que o esporte passou a representar pra mim.

Por isso, comecei a refletir sobre os impactos do roller derby na minha vida e nas minhas atividades, e listei algumas coisas com as quais quem se envolve no esporte, em minha opinião, deve pensar em incluir na sua vida, e no retorno positivo que isso nos traz.

Primeiro: o que eu, jogador(a), posso fazer pelo roller derby?

Além de treinar pra melhorar suas habilidades, quem se envolve numa liga acaba assumindo atividades importantes pra que ela continue em funcionamento. Somos um esporte ainda pouco conhecido que depende totalmente de seus integrantes para acontecer. Ao mesmo tempo, temos responsabilidades familiares, acadêmicas e profissionais pra conciliarmos. Por isso é importante que cada um saiba o quanto pode se comprometer com a equipe, para evitar frustrações e ao mesmo tempo contribuir para o esporte se desenvolver. Mesmo que sua rotina impossibilite de comparecer em todos os treinos, ou que seu trabalho a ocupe a ponto de não poder contribuir muito na organização do time, ou que por questões familiares fique impossibilitada de comparecer em eventos fora de sua cidade, ao deixar isso claro para você mesmo e para seus colegas de equipe, num esforço em conjunto é possível dividir as atividades de forma que a liga se mantenha e evolua em conjunto.

Segundo: o que eu, jogador(a) / torcedor(a) / amigo / parente / conhecido / agregado, posso fazer pelo roller derby?

Muitos entram em contato com o esporte através de alguém conhecido (meus amigos, parentes e colegas não aguentam mais ouvir falar do roller derby) e acompanham a liga de fora, torcendo e apoiando. Apesar de não se envolverem ativamente da organização da equipe, elas conhecem o empenho, a paixão e o compromisso de quem participa dela. E existe uma coisa muito importante que essas pessoas podem fazer que é ajudar na divulgação correta, positiva e inclusiva desse esporte. Existe uma imagem superficial do esporte que dá a impressão para alguns de que ele consiste em patins, meninas alternativas de shortinho e pancadaria, o que é incompatível com a realidade. O roller derby é aberto para todos os tipos de pessoas, é antes de tudo algo que se faz por diversão e lazer, mas ele exige treino, técnica e dedicação, e estamos sempre buscando pessoas que se enquadrem nesse perfil para conhecer o esporte. Quem nos acompanha de perto sabe disso e pode ajudar muito a transmitir essa imagem.

Terceiro: o que o roller derby pode fazer por mim?

Afinal, pra que passamos por tanto trabalho, despendemos tanto tempo e energia?

O retorno que o roller derby nos dá é através da felicidade ao evoluir nos exercícios, ao acompanhar os novatos aprendendo as primeiras passadas e os veteranos alcançando patamares mais altos no esporte. Dedicamos tempo a algo não pelo retorno financeiro ou obrigação social, e (voltando para a minha experiência pessoal) isso traz um sentimento de autorrealização que eu não experimentava há muito tempo.

O roller derby é feito da troca de experiências. Quem ler esse texto e puder dar sua opinião, por favor, compartilhe ela comigo e com a Wheels of Fire. Vamos discutir, conversar, trocar ideias e fazer o roller derby acontecer :)

por Carolina #10

Um comentário sobre “Roller Derby fora da track

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s