Fumo

Conheci o Derby num momento em que minha vida estava uma bagunça, isso já faz um pouco mais de um ano. Eu fumava muuuitos cigarros por dia, era como se cada cigarro fosse uma válvula de escape dos meus problemas.

Bom, eis que eu vejo em um programa aqui do Sul umas gurias falando sobre “um tal” de Roller Derby. Fui atrás, pesquisei, vi muitos vídeos e no outro dia já estava assistindo um treino das Wheels of Fire. Naquele momento, vi que realmente queria aquilo pra mim, queria estar ali em quadra com aquelas pessoas que até então não conhecia e assim foi. Voltei pra casa, o maço de cigarros que tinha foi para o lixo e o Roller Derby entrou na minha vida.

Não pense que foi fácil, porque não foi. Eu fumava há mais ou menos 8 anos, mas os treinos e o convívio com as Wheels fizeram com que cada passo para longe do cigarro fosse um passo firme, convicto e decisivo.

E sabia que fumantes tem 10 vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão do que não fumantes? Além de 5 vezes mais chances de sofrer de infarto, 5 vezes mais chances de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes mais chances de sofrer de derrame cerebral. É bastante coisa, né? E na prática de esporte, o fumante vai chegar rapidamente à exaustão e vai ter o desempenho reduzido.

Parar de fumar não é fácil, é muita coisa envolvida, mas precisamos dar o primeiro passo.

Se você parar de fumar agora…

• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue;
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora;
• após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade;
• após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Eu dei meu primeiro passo para longe do cigarro, patinei para bem longe e espero que meu texto tenha sido de alguma valia pra você que tirou um tempinho para lê-lo.

Abraços suados <3

Letícia #173              

Fontes de pesquisa:

http://www.euvouparardefumar.com/conscientizacao/tabagismo-e-pratica-esportiva.html

http://www.pararfumar.com.br/cigarro-e-esporte/

http://www.inca.gov.br/tabagismo/

Deixe uma resposta

