Roller derby, estatística, e o que eu tenho a ver com isso?

À medida que evoluímos no esporte, para atingirmos nosso melhor desempenho, temos que cada vez mais gastar tempo pensando sobre roller derby, e não só praticando. Passamos a assistir mais jogos, tentamos finalmente aprender todas as penalidades existentes nas regras, procuramos estratégias novas pela internet, pesquisamos sobre o funcionamento desde os músculos do corpo às peças dos patins. Nos esportes de alto reconhecimento, existem profissionais especializados em cada uma dessas áreas, mas no nosso amado roller derby do-it-yourself, nos viramos como podemos.

Num próximo patamar, com equipes estabelecidas e atuantes por algum tempo (o que espero que aconteça com as ligas brasileiras nos próximos anos) podemos olhar o histórico dos jogos e perceber alguns padrões: se a equipe começa o jogo ganhando, mas o time adversário sempre vira o jogo no 2º período, porque será que isso acontece? Pode ser que as jogadoras não tenham resistência para 1 hora de jogo. Ou a equipe muda a estratégia quando está vencendo o jogo, e ela se mostra ineficiente. Vendo apenas o saldo de pontos, não conseguimos lembrar cada lance e tentar identificar as falhas.

E os grandes times, como eles se comportam? Abrem grandes diferenças de pontuação e depois se tornam defensivos? Evitam a todo custo as penalidades ou essa não é uma prioridade? Podemos ter uma ideia geral, mas só analisando os dados podemos saber.

Com isso em mente, terei a felicidade de falar hoje sobre duas coisas que gosto muito e ocupam boa parte da minha vida: ROLLER DERBY & DADOS ESTATÍSTICOS :D

Espero não ter perdido todos os leitores do blog nesse último parágrafo, pois gostaria de dividir com vocês alguns achados que encontrei de registros interessantes referentes ao roller derby, e porque eles são tão importantes.

Dos sites que fornecem informações sobre roller derby, o Flat Track Stats me chamou a atenção por ser bem completo e fácil de usar. Dá pra passar horas navegando nas informações de diversas ligas. Infelizmente os dados sobre as ligas brasileiras são quase inexistentes, pois o site é colaborativo. Você pode cadastrar as informações dos jogos que participa (não joguem fora aquelas folhinhas que os NSOs têm tanto trabalho pra preencher!) e ajudar no registro da história do roller derby brasileiro.

Pra quem quer começar a explorar, sugiro ver os registros da final do WFTDA Championship 2014.

Carol Contravenção #10, jogadora e graduanda de Estatística na UFRGS

 flat track overview flat track jamsflat track players flat track plyer combos flat track rankings

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s